Guarde o coração de ressentimento.
Ressentimento é, basicamente, sentir a mesma coisa de novo.
É quando eu passo por uma situação desagradável, ouço ou recebo algo e, ao invés de perdoar ou passar por cima disso como algo insignificante, penso e medito naquilo até que cresce e torna-se um problema enorme dentro de mim. Isto tudo, evidentemente, sem levar a questão diante de Deus, onde rapidamente poderia ser solucionado e esquecido.
Aquele simples pensamento passa a ser uma fonte de mágoa que se transforma em amargura com raízes que geram frutos e contaminam o ambiente e as pessoas ao meu redor. Depois disso, estabelece-se uma fortaleza no meu interior, na qual me isolo e de onde olho desconfiado para todas as pessoas.
Tudo porque não me guardei de sentir de novo, de refletir nos fatos sem a cobertura do Espírito Santo.
O santo remédio para isso é chamado na Bíblia de perdão.
Devo me armar, enquanto estiver vivendo em congregação formada por gente, de um coração perdoador que me fará perdoar antecipadamente as faltas dos irmãos (quando de fato forem faltas, pois muitos problemas na realidade são apenas a minha interpretação das coisas).
Ressentimento é, basicamente, sentir a mesma coisa de novo.
É quando eu passo por uma situação desagradável, ouço ou recebo algo e, ao invés de perdoar ou passar por cima disso como algo insignificante, penso e medito naquilo até que cresce e torna-se um problema enorme dentro de mim. Isto tudo, evidentemente, sem levar a questão diante de Deus, onde rapidamente poderia ser solucionado e esquecido.
Aquele simples pensamento passa a ser uma fonte de mágoa que se transforma em amargura com raízes que geram frutos e contaminam o ambiente e as pessoas ao meu redor. Depois disso, estabelece-se uma fortaleza no meu interior, na qual me isolo e de onde olho desconfiado para todas as pessoas.
Tudo porque não me guardei de sentir de novo, de refletir nos fatos sem a cobertura do Espírito Santo.
O santo remédio para isso é chamado na Bíblia de perdão.
Devo me armar, enquanto estiver vivendo em congregação formada por gente, de um coração perdoador que me fará perdoar antecipadamente as faltas dos irmãos (quando de fato forem faltas, pois muitos problemas na realidade são apenas a minha interpretação das coisas).

Nenhum comentário:
Postar um comentário